terça-feira, maio 01, 2007

Brilhante constatação

É impressionante como jovens jornalistas têm a capacidade de se acharem fazendo trabalhos espetaculares e inéditos. Quando era mais jovem, e eu nem sou tão velho assim, confesso que sofri um pouco desse mal. Falo em “um pouco” pois quero crer que sempre tive noção da minha pequenez intelectual/jornalística. Se me achava melhor, era em comparação aos colegas da minha classe. Sim, um toque de arrogância talvez, mas digo sem medo: uma arrogância necessária, até.

Mas voltando ao assunto inicial: é impressionante ver jovens se achando em alguma coisa. E é engraçado se ver um pouco neles e, bem, ter vontade de dar um tapão na nunca e dizer algo como “envelheça, seu mané” ou “vai ler um pouco mais, vai”.

Se por um lado acho necessário ter um pouco dessa empolgação juvenil no trabalho, é muito mais interessante pensar sempre em como isso está uma bosta e tentar melhorar.

Marcadores:

5 Comments:

Blogger Zé Ricardo M. disse...

Concordo. Por isso mesmo, nunca quis publicar o meu livro - teria que refazer parte dele, adaptá-lo, para não emitir opiniões sem base.

Mas creio que existe uma diferença entre ser arrogante e constatar por simples e pura comparação, que você é intelectualmente mais desenvolvido do que os outros.

Tô dizendo isso porque não acho que seja arrogância da tua parte se achar melhor do que os colegas da tua sala. 90% deles era idiota, não era? Ao menos parecia ser.

03 maio, 2007 07:18  
Blogger Zé Ricardo M. disse...

não tinha vírgula ali ;)

03 maio, 2007 07:19  
Blogger Carlos Eduardo Moura disse...

Zè, tou quase terminando de ler teu livro. Tá muito bom, por sinal. Depois tento fazer algum comentário.

E nem é tanto uma questão de se achar "melhor"; é só questão de achar que o nível é baixo, apenas.

Abraço.

08 maio, 2007 18:27  
Blogger Zé Ricardo M. disse...

Ah sim, o nível, em geral, é fraco mesmo. E gosto dessa idéia de "como isso está uma bosta" e tentar melhorar.
--
Poxa, mas que coisa. Eu não sei se vocês, seus putos, falam que o livro é bom porque ele realmente o é ou se falam porque são meus amigos. Também não sei se a banca gostou tanto porque ele vale o quanto pesa ou se estão tão acostumados com um nível fraquinho que quando algo é um pouco melhor se surpreendem. De qualquer forma, creio que algumas qualidades ele deve ter sim.

Abrazzos

09 maio, 2007 09:55  
Blogger Zé Ricardo M. disse...

E obrigado!

09 maio, 2007 09:56  

Postar um comentário

<< Home