sexta-feira, abril 06, 2007

Maldito TCC

Pois é. Eis que chega o último ano da faculdade (sete anos depois de ter começado, me sinto um velho ranzinza lá dentro) e é hora de começar a pensar no maldito TCC, o trabalho de conclusão de curso, que, fosse por mim, eu preferiria não fazer. Ou talvez preferisse uma prova.

Mas não tem jeito. Terei que fazer. Passei os dois últimos meses pensando em um assunto interessante, nas mídias disponíveis: livro-reportagem, vídeo-reportagem, documentário, ensaio fotográfico, revista, jornal, projeto de assessoria de imprensa etc. etc. etc. Infelizmente, não me veio nada especial. Talvez meu desânimo com relação à faculdade tenha colaborado.

Encuquei esses dias em fazer uma biografia. Tenho um nome em mente, mas ainda é apenas uma idéia. Antes de começar o trabalho pra valer, quero ler bastante coisa, pois me sinto quase que totalmente incapacitado para escrever um livro.

Andei pesquisando por aí e selecionei alguns livros pra ler até julho: "O Anjo Pornográfico - A vida de Nelson Rodrigues", "Estrela Solitária - Um brasileiro chamado Garrincha", “Carmem” (os três do Ruy Castro), “A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira” (Engel Paschoal), “Che: uma biografia” (Kim Wong-Hwe), “Isaac Newton: uma biografia" (James Gleick), “Capote: uma biografia” (Gerald Clarke), “Paulo Francis: Brasil na Cabeça” (Daniel Piza), “Mauá: empresário do Império” (Jorge Caldeira), “Furacão Elis” (Regina Echeverria). E reler “Na Toca dos Leões” e “Chatô” (Fernando Morais).

Alguém sugere algumas biografias bacanas?

14 Comments:

Blogger Renato Parada disse...

"O Segredo de Joe Gould", Joseph Mitchell. 70 anos trabalhando na New Yorker, único texto que produziu. Livro curtinho mas uma aula.

06 abril, 2007 08:49  
Blogger Carlos Eduardo Moura disse...

Devo ser a única pessoa que não gostou desse livro. Mas valeu. :)

06 abril, 2007 16:42  
Blogger Zé Ricardo M. disse...

Minha Razão de Viver, do Samuel Wainer. É mais uma autobiografia, na real, mas é boa pacas. Deve até estar fora de catálogo. Serve para comparar com os dias atuais e refletir se o jornalismo ainda é o que costumava ser.

06 abril, 2007 16:44  
Blogger Zé Ricardo M. disse...

Lembrei de outra que gostei bastante, escrita pelo José Castelo.

"João Cabral, o Homem sem Alma", ou algo assim.

Abs

06 abril, 2007 16:49  
Anonymous Anônimo disse...

Tou lendo "Montenegro" do Fernando Morais. Por ser do FM já vale. No mais, tirando Diogo Mainardi tudo mais que vc recomenda aí vai valer.

Ah, e faça um perfil. Mais curto que uma biografia, haja vista o tempo que tem.

06 abril, 2007 22:42  
Blogger Carlos Eduardo Moura disse...

Zé: esse livro do Wainer já está na minha listinha faz tempo. Sempre olho ele na Fnac e fico com uma vontade de comprar. Talvez a hora seja agora. O do João Cabral eu não conhecia. Vou procurar. Valeu pela dica.

Você conhece biografias de músicos? Como o cara que eu penso em fazer é (foi) músico, pensei em pegar livros sobre músicos.

Baiano: cara! Ainda quero comprar teu livro. Tinha esquecido totalmente. Você tá por Campinas, certo?

Com relação ao "Montenegro", li umas resenhas e entrevistas do Fernando Morais e, hm, pensei que talvez não valeria a pena investir no livro. Mas quem sabe... Só não entendi a tua menção ao Diogo Mainardi.

07 abril, 2007 00:02  
Blogger Zé Ricardo M. disse...

Tava pensando e te aconselho a ler a do João Cabral, pelo formato. Não é uma biografia do tipo "tal cara nasceu onde, depois foi para não sei onde, daí fez não sei o que". A ordem não é linear, por conta da "pouca" apuração feita para o livro. Ou seja, não tem muitos detalhes, mas o Castelo escreveu o essencial e é bem interessante.

Quanto a biografia de músicos, há algumas boas. A do Moreira da Silva é uma bacana, a do Noel Rosa é outra. Tim Maia e Roberto Carlos acabaram de ter lançadas biografias, que devem ser interessantes. Também li a "Como dois e dois são cinco", do PAS, sobre "Roberto, Erasmo e Wanderlea". Mais analítico, mas vale a pena. Se lembrar de mais alguma, te falo.

Abrs

07 abril, 2007 14:11  
Blogger Carlos Eduardo Moura disse...

Valeu, valeu. Essa biografia do RC eu vou comprar ainda essa semana, junto com a do João Cabral. Vamos ver.

Abvraço.

08 abril, 2007 20:29  
Blogger Unknown disse...

Carlão, esse do Che que você citou é quadrinhos, além de ser, como biografia, muito fraca e até mesmo babaca na maior parte do tempo, por conta da ingenuidade do autor em relação ao personagem. Há muitas biografias do Che disponíveis, mas não saberia dizer qual a melhor. Eu, em geral, não gostei muito de nenhuma.

Uma biografia que recomendo é "História e Estórias da Bossa Nova", do Ruy Castro. Não é sobre uma pessoa, mas sobre um movimento e um bairro - no caso Ipanema. É magistral como roteiro biográfico e dá uma boa noção de como prender o leitor contando uma história. Mas, dele, a do Garrincha e a do Nelson são indispensáveis.

Um livro curto e gostoso de ler, além de ser bem escrito, é a biografia do Zé Kéti escrita por Nei Lopes. Faz parte da coleção Perfis do Rio e traz ainda biografias curtas de nomes como João Saldanha (ex-técnico da Seleção - recomendo esta leitura), Leila Diniz, Nelson Cavaquinho etc.

A biografia de Glauber Rocha que mais gostei foi "Glauber, Esse Vulcão", de João Carlos Teixeira Gomes. Vale a leitura.

Abç

09 abril, 2007 18:08  
Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

09 abril, 2007 18:08  
Blogger Zé Ricardo M. disse...

Cara, se você quiser, te empresto a do João Cabral. Mas aí você tem que prometer que me devolve =) (não tô reclamando de nada, não, é que foi presente de aniversário)

( )'s

10 abril, 2007 15:33  
Blogger Carlos Eduardo Moura disse...

Bruno: valeu pelo toque sobre o livro do Che; já o tirei da minha lista. Vou procurar uma outra biografia. Quanto aos livros do Ruy Castro, vou começar pela biografia do Nelson Rodrigues e a do Garrincha, e então tento o da bossa nova.

E Zé: não precisa emprestar não. Esse livro eu quero comprar.

10 abril, 2007 18:54  
Anonymous Anônimo disse...

Cara
Meu livro tá "esgotado" (ok, ok, a tiragem foi diminuta). Queremos fazer uma segunda edição "revista e ampliada", mas não sei quando sai isso. Se quiser te passo o PDF.

Se vc correr ainda acha o Montenegro no Sebo D'Agosto, na José Paulino, pouco antes da esquina com a Orozimbo. Comprei por 24 reais e tinha mais um lá. Se vale a pena? Tou achando legal. Talvez pelo fato dessa biografia não ser tão detalhada quanto Chatô, talvez... É mais suscinta.

Quando ao Mainardi... Falei por implicância com ele, acho, hahaha. Esse livro não é romance? Então. Não-ficção ajuda mais.

15 abril, 2007 20:33  
Blogger Carlos Eduardo Moura disse...

Opa. Se puder mandar o PDF do teu livro, agradeço então. ;)

Acabei de ler o perfilzinho do Daniel Piza sobre o Paulo Francis. Curto, enxuto e tal, mas fala o essencial. Gostei do formato.

Abraço.

22 abril, 2007 18:00  

Postar um comentário

<< Home