quinta-feira, julho 05, 2007

O violinista no metrô

A Piauí que acaba de chegar às bancas traz uma matéria sensacional escrita por Gene Weingarten, publicada originalmente no Washington Post. A proposta era a seguinte: levar Joshua Bell, virtuose do violino e um dos principais nomes da música clássica contemporânea, a uma estação de metrô da cidade, fazê-lo tocar incógnito, como um músico de rua, e ver o que aconteceria. Não vou contar o que acontece, compre a revista e leia matéria: a pauta e principalmente a execução da matéria são impecáveis.

Pra ler a matéria em inglês, clique aqui. O vídeo da brincadeira está lá e também no YouTube, aqui.

Trecho:
"Três minutos transcorreram antes que alguma coisa acontecesse. Sessenta e três pessoas já tinham passado quando, finalmente, registrou-se a primeira reação. Um homem de meia-idade alterou suas passadas por uma fraça de segundo, virando a cabeça para dar-se conta de que parecia haver ali um sujeito tocando música. É verdade que não parou de andar, mas já foi alguma coisa.

Meio minuto mais tarde, Bell recebeu sua primeira doação. Uma mulher jogou 1 dólar na caixa e seguiu seu caminho, apressada. A apresentação já durava seis minutos quando alguém realmente parou e encostou na parede, para ouvir.

Mas as coisas nunca chegaram a ficar muito melhores. Nos quase três quartos de hora que Joshua Bell tocou, sete pessoas pararam o que estavam fazendo para ficar por perto e acompanhar a música por, pelo menos, um minuto. Vinte e sete deram dinheiro, - totalizando 32 dólares e trocados. O que nos deixa com 1 070 pessoas que passaram por ali às pressas, sem perceber nada, muitas a apenas 1 metro do músico, poucas nem sequer virando o rosto para olhar."

Marcadores: