sexta-feira, dezembro 29, 2006

A Venezuela sou eu

Saber lidar com a democracia e com liberdade de expressão é para poucos. Ler nos jornais que Hugo Chávez não vai renovar a concessão de uma emissora de TV venezuelana, a RCTV, me lembra muito a postura de muitos ditadores latino-americanos, que começam querendo controlar coisas pequenas, depois vão aumentando seu poder mais e mais e, em determinado momento, querem decidir o que as pessoas podem ou não podem assistir, ler, fazer ou pensar. Contam sempre com uma massa de manobra devidamente catequizada, a quem podem recorrer para legitimar o que fazem.

“É melhor que vá preparando as suas malas e veja o que vai fazer a partir de março, pois não haverá nova concessão para esse canal golpista que se chamou Radio Caracas Televisión”.

A RCTV é o canal privado mais antigo da Venezuela. É oposicionista e é acusado de ter apoiado, ao lado de outras quatro emissoras, o golpe (de dois dias) que Chávez tomou em 2002.

“Aqui não se vai tolerar nenhum meio de comunicação que esteja a serviço do golpismo, contra o povo, contra a nação, contra a independência nacional, contra a dignidade da república”.

É sempre assim. “Para o bem do país e do povo”, bradam. Querem decidir tudo, para o bem do país e do povo, é claro.

Willian Lara, ministro das Comunicações da Venezuela, ao responder às críticas da ONG Repórteres Sem Fronteiras, disse que a ONG “deve ir às comunidades perguntar por que a maioria das famílias venezuelanas questiona a programação, a linha editorial e informativa de muitas emissoras de TV e de rádio, entre as quais está a RCTV”.

Se a maioria das famílias venezuelanas questiona a programação e a linha editorial da TV, que deixe de assistir a porra da TV.

A vida política de certos países parece, lamentavelmente, andar pra trás.

4 Comments:

Anonymous Anônimo disse...

Deve ser alguma questão freudiana relativa ao continente. Não parece só uma questão sócio-político-econômica essa eterna repetição de erros e de ausências de liberdade como se fosse um favor para a população.

Abraço

30 dezembro, 2006 01:17  
Blogger Rouxinol disse...

Carlos Eduardo Moura:

A RCTV pode continuar a emitir por cabo e o Estado Venezuelano tem o direito de renovar ou não seja que emissora fôr, nas frequências abertas.
Contudo, apoio a preocupação pela liberdade de imprensa. Nunca é demais ter cuidado com o que fazem os governos. Embora neste caso, isso seja infundado.
Deixei a minha opinião aqui

30 dezembro, 2006 01:35  
Blogger Carlos Eduardo Moura disse...

Rouxinol, você não entendeu o ponto que eu coloquei. E continuar a emitir por cabo está longe de ser a mesma coisa do que emitir abertamente.

30 dezembro, 2006 16:50  
Blogger Carlos Eduardo Moura disse...

Essa é uma daquelas frases certeiras, apesar de ter sido dita por um republicano (Gerald Ford), que cabe bem aqui:
"A government big enough to give you everything you want is a government big enough to take from you everything you have."

30 dezembro, 2006 17:02  

Postar um comentário

<< Home