sábado, setembro 02, 2006

Ilustrando em Revista

A exposição "Ilustrando em Revista" (no Espaço Cultural CPFL), com ilustrações utilizadas em revistas da Editora Abril de 1969 pra cá, foi prorrogada até 1º de outubro.

Vale a pena ir lá dar uma olhada. Tem muita coisa boa, principalmente as ilustrações feitas pra "Playboy". Algumas são pequenas obras de arte e mostram a força que as ilustrações têm no meio revista. Uma revista sem ilustrações, ouso dizer, é uma revista sem personalidade.

As que ilustram esse post, por exemplo, são sensacionais - a primeira eu não lembro do nome do autor, a segunda é do Ziraldo e a terceira é do Zaragoza (o "Z" da DPZ). Todas saíram na "Playboy".

Contudo, senti falta de mais ilustrações da "Veja". A capa com o Severino Cavalcanti, ilustrada pelo Dalcio Machado, tinha que estar lá. Ela é histórica, pois foi a partir daí que ele renunciou ao cargo. Em compensação, a exposição traz duas ou três capas dos anos 70 muito boas.

Ao todo, a exposição apresenta 548 ilustrações originais de 174 artistas – entre eles Ziraldo, Rico Lins, Aldemir Martins, Zaragoza, Dalcio Machado, Flávio Rossi etc. -, publicadas em 48 revistas em 37 anos de história. A exposição traz desde trabalhos mais sóbrios e leves como também desenhos extremamente elaborados, ou colagens e intervenções com argila, madeira, borracha e pregos (que tiveram que ser fotografadas para virar ilustração).

No site da exposição, há mais ilustrações, separadas por autor e revista.

Ilustrando em Revista
Espaço Cultural CPFL (R. Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP). Data: diariamente, até 1º de outubro. Horário: das 10h às 21h.

Clique nas imagens para ver maior.